Thursday 23 November 2017

Funcionário do robô


Assista a negociação de alta velocidade Bots Go Berserk


A animação. gif acima mostra o aumento da alta freqüência de negociação em várias bolsas de valores dos EUA nos últimos cinco anos. Você vai notar que há relativamente pouca atividade em 2007, seguido por picos de atividade na abertura e fechamento do mercado a partir de 2008. E, em algum momento em torno do início de 2010, a atividade torna-se muito, muito mais frenético e errático. A imagem foi colocada originalmente por Nanex. Uma empresa que fornece dados de mercado para os comerciantes.


A negociação algorítmica permite que as empresas financeiras detectem e explorem padrões de mercado a velocidades relâmpago. Isso pode trazer um lucro arrumado, mas também coloca computadores encarregados de tomar decisões que podem custar a uma empresa milhões, e que podem ter um efeito imprevisível sobre o resto do mercado.


A ascensão do comércio de alta freqüência tem sido uma preocupação no setor financeiro (ver "Negociação de ações em milissegundos"). Mas a crítica chegou a um passo febril na semana passada, quando Knight Capital Group. Uma empresa de comércio bem respeitada e razoavelmente conservadora, sofreu perdas catastróficas quando um de seus algoritmos se desvaneceu por 30 minutos. O blogueiro financeiro da Reuters, Felix Salmon, sugere que o gráfico acima mostra que a negociação algorítmica já está fora de controle:


O mercado de ações hoje é uma zona de guerra, onde algobots lutam uns contra os outros por moedas de um centavo, milhões de vezes por segundo. Às vezes, as vítimas são apenas empresas como Knight, e poucas pessoas têm muita simpatia por eles. Mas inevitavelmente, em algum ponto no futuro, perdas significativas acabarão sendo suportadas por investidores sem conexão direta com o mundo da HFT, que é tão complexo que suas repercussões sistêmicas potenciais são literalmente incognoscíveis.


(Graças ao Tom para a ponta).


29 comentários. Compartilhe seus pensamentos & raquo; 0 comentários sobre esta história. Iniciar a discussão & raquo;

No comments:

Post a Comment